sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Traição: de quem é a culpa? - Resposta à declaração da Ex-BBB Mayra Cardi

"A maioria das mulheres que são traídas são culpadas, eu acho. Quando a gente se apaixona por alguém, quer comprar a melhor roupa, a melhor lingerie, aparecer linda e maravilhosa. Aí depois que você conquistou o cara, começa a ficar descabelada, de calcinha bege, com camiseta de propaganda política furada. E esse cara, que te via perfeita e maravilhosa para ele, vai começar a procurar outras perfeitas e maravilhosas na rua. Não é para ficar 24h por dia impecável, cada um tem seu limite, mas mantenha o que você usava no começo. Porque se o cara procura na rua, o que você não está dando em casa a culpa é sua, não é dele." - Mayra Cardi (ex-BBB).

http://revistaquem.globo.com/QUEM-News/noticia/2012/12/mayra-cardi-maioria-das-mulheres-que-sao-traidas-sao-culpadas.html

Será que é isso mesmo? Será que o homem trai porque ele só quer mulheres maravilhosas e perfeitas?

A priori, este argumento da "famosa" ex-BBB parece ser um tanto generalista: Primeiro, nem todos os Homens traem. Sim, alguns ainda possuem o caráter integro nesta quesito (talvez as mulheres não estão a fim destes caras. vai saber...). Segundo, porquê faz parecer que os homens são bichos irracionais e que só pensam em sexo. E terceiro porquê homens não traem só porquê as mulheres não estão arrumandas o tempo todo ou por serem desleixadas. Eles traem: ou por possuírem um caráter imaturo (só querer sexo), ou por problemas de se relacionar consigo mesmo (não querer/conseguir se relacionar de forma profunda com outra pessoa) ou por problemas no proprio relacionamento.

Num segundo plano, acho interessante destacar o periodo histórico-social o qual estamos passando: a pós-modernidade. Com já disse em posts anteriores, a pós modernidade é caracterizada por conceitos e sentimentos liquidos (não haver conceitos absolutos para todas as pessoas) e o relativismo social (A verdade varia de pessoa para pessoa). Este contexto influencia diretamente como lidamos com o nosso próximo: relacionamentos superficiais, egoistas e descartáveis. "Se a pessoa com quem me relaciono não faz o que eu quero, então é mais facil deixá-la de lado e ir em busca de outra que me ame como eu quero que me ame".
Mas, será que a Ex-BBB não tenha se referido ao tal contexto histórico-social ao dizer a sua máxima "Porque se o cara procura na rua, o que você não está dando em casa a culpa é sua, não é dele"? Acredito que não, pois ao invés de criticar o meio nos relacionamos e sugerir uma proposta para relacionamentos profundos e duradouros, ela sugere para as mulheres continuem sendo o objeto sexual do homem a maior parte do tempo do relacionamento (e ai de quem não for, pois vai ser traída, já que está cheio de mulheres-objetos sexuais pela rua). Ou seja, a superficialidade dos relacionamentos continua da mesma forma, já que só se pensa em ser o objeto sexual masculino e angariar o seu homem o máximo possivel (Talvez ela aprendeu a ser um objeto sexual no BBB. E isto deve ter trazido homens que a vê somente como um objeto sexual e não como uma parceira, uma esposa, uma mulher para ficar ao lado o tempo todo na saúde e na doença. e uma vez desarumada vai largar ela por outro objeto "melhor". É talvez por isso, sugira o mesmo para as outras).

Em terceiro plano, não acredito que viver num relacionamento mascarado (viver a maior parte do tempo perfeita e maravilhosa) seja algo interessante. Uma porquê o relacionamento será baseado numa mentira (e o erro já começa ai, por não jogar limpo o tmepo todo). Outra que haverá um grande desgaste da própria mulher, que terá de se esforçar ao máximo para "segurar" o homem, ao invés de haver um compromisso mutuo, algo que irá aprofundar ainda mais o relacionamento e o conhecimento entre ambas as partes.

pois é...

talvez é que essa "mascara" da "famosa" ex-BBB a faça durmir maquiada:
http://ego.globo.com/famosos/noticia/2012/12/mayra-cardi-posa-dormindo-maquiada-e-seguidores-fazem-piada.html

Nenhum comentário: