sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Redes sociais e o pensamento atual


Engraçado ver posts antagônicos um em cima do outro (ambos de um mesmo perfil). Isso é algo raro (não por uma pessoa postar idéias antagônicas, mas por estarem juntos, separados por alguns segundos de diferença). Isso me faz divagar sobre como os conceitos e valores estão subjetivos hoje (ok, "subjetivo" não seria nem a palavra adequada aqui, pois parece não variar tanto de pessoa pra pessoa, já que vejo isto acontecer em muitos perfis em diversas redes sociais, mas varia de tempo em tempo, de segundo em segundo). 

Vou tentar explicar melhor: Em um segundo as pessoas se tornam Pró-algo, compartilhando um ou alguns posts sobre isso. Um misero segundo depois, compartilham algo que é totalmente contrário às idéias defendidas anteriormente.

A priori, podemos avaliar isto de duas formas diferente:: ou está havendo um surto de transtorno bipolar hoje ou possuem conceitos liquidos (ou nada sólidos).

O transtorno bipolar é caracterizado por duas fases de alteração extrema de humor, denominadas de Fases Maníaca e Hipomaníaca. Normalmente é diagnosticada através de perídos de hiperatividade fisica e/ou mental e, então, por um periodo de depressão. Pelo que podemos ver, este transtorno não é simplesmente uma alteração simples de humor (altos e baixos), mas alterações bizarras entre total euforia e total depressão. Portanto, podemos descartar tal hipótese.

A segunda hipotese é baseada no periodo histórico-cientifico no qual estamos passando. um periodo onde tudo é relativo e cada pessoa pode ter suas próprias verdades absolutas (que só são absolutas e válidas para a própria pessoa, mas não para as outras). Com isto, foi desenvolvida a idéia de que passamos por um periodo em que os conceitos são liquidos, pois cada pessoa pode modelá-los da forma que achar mais interessante.

Infelizmente, isto faz com que a maioria das pessoas não se importem tanto com o conteúdo ideológico, mas somente com a mensagem passada (ou nem isso). Como pensador, acredito que isto é algo prejudicial, pois ninguém pensa mais. não há conflitos ideológicos mais. Não que isso seja algo bom per si, mas aponta para o fato de que nos tornarmos volúveis, voláteis, irrisórios. Acreditamos em uma cousa e segundos depois a mudamos (ou mudam, depende quem faz a mudança) o discurso como se nada tivesse acontecido.

E é nisto que os pensadores morrem, pois não precisam mais pensar.

Nenhum comentário: