quarta-feira, 1 de junho de 2011

Um pouquinho de Biotecnologia!

Atualmente, pouco pode ser explicado através do modelo proposto por Mendel em suas Leis. uma nova ciência emergiu para explicar melhor os fenômenos genéticos envolvidos em células procarioticas (bactérias) e eucarióticas (células de mamíferos). essa nova ciência é chamada de Epigenética.


Epigenética é o estudo de mudanças hereditários no fenótipo (aparência) ou na expressão genética, causada por mecanismos que não modificam a seqüência nucléica dos genes. Essas mudanças podem se manter nas divisões celulares (lembranças para células filhas) e pode duram por múltiplas gerações, mesmo sem haver mudanças da seqüencia do DNA.
Wikipédia

Muitos fenômenos, como câncer, RNAs que não são codificantes, pode ser explicado por esse modelo biológico, onde o material genético sofre algumas alterações, sem modificar o código genético per si. Se destacam, dentre essas modificações, as metilações, rearranjo da cromatina, príons e RNAs que não codificam nenhuma proteína.
Explicando de forma mais simples, são sinalizações (marcações) feitas no DNA para mostrar aonde deve ser estimulado a produção de proteínas e aonde não deve ser estimulado. Essas marcações são mudadas em relação ao que a pessoa está passando (efeito ambiental) ao longo da vida da pessoa.
As gônadas (o espermatozóide e o óvulo) possuem marcações específicas (totalmente diferentes do restante do corpo) para ocorrer a fecundação. Entretanto, no momento da fecundação, TODAS as marcações feitas em ambos DNAs são excluídas. Isso mesmo caro Leitor, toda epigenética desenvolvida é apagada ao ocorrer a fecundação.
E esta é a pergunta que encabula os pesquisadores atuais: "como o embrião consegue se desenvolver sem ter nenhuma marcação?"
Como um novo ser pode ser feito se todas as marcações de onde deve ser estimulado e aonde não deve ser estimulado estão apagadas?

Como? Como? Como?

Como Deus é perfeito em tudo que faz! Ele mesmo decidiu dar o seu próprio toque neste novo ser que nasce. Ele decidiu te fazer do jeito que Ele queria. Ele deciciu, no exato momento da fecundação, como seria seu cabelo, sua face, seu tamanho, seu nivel de gordura no corpo, seu metabolismo (rápido ou devagar). nesse exato momento, Ele decidiu como vc seria.

Em suma, Deus é louco! =]

By Dante Pendragon 


Nenhum comentário: